COMISSÃO INTERMINISTERIAL PARA OS RECUROS DO MAR
PROGRAMA DE AVALIAÇÃO DA PLATAFORMA MINERAL DA PLATAFORMA 
CONTINENTAL JURÍDICA BRASILEIRA 

           

REMPLAC

 

     INTRODUÇÃO



Os oceanos cobrem cerca de 71% da superfície da Terra, representando assim um ecossistema de reconhecida importância para o homem. Doze das vinte maiores áreas urbanas do mundo estão localizadas dentro de um raio de 160km da linha de costa, o que demonstra uma crescente relação do homem com os oceanos sob os mais diferentes aspectos, o que inclui a explotação mineral. Somente o Brasil possui cerca de 8.000km de litoral, o que lhe confere uma posição estratégica privilegiada em termos da explotação sustentável dos recursos minerais do mar. Todavia, para tanto é indispensável o conhecimento dos oceanos e de seus recursos, através da pesquisa técnica e científica. Torna-se igualmente importante a formação de pessoal e a divulgação desse conhecimento nos mais diferentes níveis da sociedade, a fim de gerar uma consciência ambiental sobre o uso dos recursos do mar. Os centros de pesquisa e formação de pessoal em oceanografia e governo devem assumir esta responsabilidade.

 

     O PROGRAMA REMPLAC



O Programa de Avaliação da Potencialidade Mineral da Plataforma Continental Jurídica Brasileira - REMPLAC, foi aprovado pela Comissão Interministerial para os Recursos do Mar, por meio da Resolução 004/97/CIRM, de 03/12/97 (135ª Sessão Ordinária da CIRM) e criado o Comitê Executivo para o REMPLAC, constituído atualmente por representantes das instituições MME, MB, EMA, DHN, MRE, MCT, MMA, SECIRM, DNPM, CPRM, PETROBRÁS e PGGM. O MME é o coordenador operacional do REMPLAC, através da CPRM e o PGGM é o coordenador científico, através de suas 15 instituições de ensino superior.

Prof. Dr. Norberto Olmiro Horn Filho
Coordenador do PGGM
PROJETOS

No REMPLAC são propostos dois projetos maiores: (1) Levantamento geológico-geofísico básico sistemático da Plataforma Continental Jurídica Brasileira (PCJB), na escala 1:1.000.000 e (2) Projetos Temáticos - levantamentos geológicos-geofísicos de sítios de interesse geo-econômico-ambiental identificados na PCJB, com pesquisa de detalhe (1:100.000) e semi-detalhe (1:300.000) de recursos minerais específicos em diferentes áreas prioritárias, abrangendo: siliciclásticos (areias e cascalhos), bioclásticos carbonáticos (algas calcárias e conchas), placeres de minerais pesados, fosforitas e crosta metalíferas e sulfetos metálicos.

 

     OBJETIVOS



Geral: Avaliar a potencialidade mineral da Plataforma Continental Jurídica Brasileira (PCJB).
Específicos: Efetuar o levantamento geológico-geofísico básico sistemático da PCJB; Efetuar, em escalas apropriadas, projetos temáticos, levantamentos geológico-geofísicos de sítios de interesse geo-econômico-ambiental identificados na PCJB, visando avaliar sua potencialidade mineral; Acompanhar, a nível nacional e internacional, as atividades relacionadas à exploração e explotação dos recursos minerais de bacias oceânicas e sistemas de cordilheira mesoceânicas.

 

     PROPOSTA NACIONAL DE TRABALHO


A Proposta Nacional de Trabalho (PNT) do REMPLAC é dividida em 4 (quatro) SCORE regionais devido a extensão da plataforma, assim denominadas: PRT Norte (foz do rio Oiapoque ao delta do rio Parnaíba); PRT Nordeste (delta do rio Parnaíba a São Mateus); PRT Sudeste (São Mateus a Cananéia) e PRT Sul (Cananéia ao arroio Chuí).

 

 

PROGRAMA DE GEOLOGIA E GEOFÍSICA MARINHA

Coordenação:
Prof. Dr. Sidney Luiz de Matos Mello - UFF

sidney@igeo.uff.br

Vice-Coordenação:
Profª. Dr. Josefa Varela Guerra - UERJ
josefa@uerj.br

Home-page:

Prof. Dr. Marcelo Sperle Dias - UERJ

sperle@uerj.br